Home PG News 10 personalidades que marcaram a história de Praia Grande

10 personalidades que marcaram a história de Praia Grande

Nesses 55 anos de história, a cidade de Praia Grande foi berço e lar de muitos ícones brasileiros – conhecidos não só regionalmente ou nacionalmente, como também mundo afora.

E para valorizar esses personagens que colocaram Praia Grande no mapa, nós – da ALMA PG – decidimos criar uma lista, mostrando as 10 personalidades que marcaram a história da nossa Cidade (temos certeza que irão se surpreender com alguns nomes dessa lista).

PS: selecionamos apenas 10, porém temos certeza que você pode sugerir muitos outros para a próxima lista. Deixe nos comentários quem merece estar aqui…

Confira:

NEYMAR JR

Foto: CBF/Lucas Figueiredo
Instituto Projeto Neymar Jr, no bairro Jardim Glória. (Foto: Alma PG)

A maioria das pessoas sabe que Neymar estreou profissionalmente no time do Santos Futebol Clube, criando uma conexão com o litoral paulista, desde muito novo. Mas poucos imaginam que o jogador passou nove anos da sua infância morando em Praia Grande, no bairro Jardim Glória. E foi pelas ruas desse bairro que Neymar, depois da escola, fazia do asfalto o seu campo de futebol. Esse laço com a Cidade ficou tão marcado para o atleta que ele escolheu fazer do Campo do Grêmio (como era chamado o campo de várzea do Jardim Glória) o seu tão incrível “Instituto Projeto Neymar Jr”. Através dele, Neymar e sua família puderam ajudar inúmeras crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio do esporte, educação, saúde e cultura.

CAIO CASTRO

Foto: Reprodução/Instagram

Você sabia dessa? O jovem galã das novelas brasileiras é natural de Praia Grande! Caio Castro passou sua infância e adolescência na Cidade. Foi aqui que Caio criou laços para a vida toda e pôde desfrutar de momentos mágicos da infância, como empinar pipa e andar de skate com os amigos. O ator se manteve na Cidade até seus 19 anos, quando deixou a casa dos pais rumo ao Rio de Janeiro para construir sua carreira artística. Entretanto, sempre que pode, ressalta nos programas as suas raízes praiagrandenses e suas memórias construídas aqui, além de realizar bons investimentos no setor imobiliário do Município.

RITA CADILLAC

Foto: Divulgação

A ex-chacrete, Rita Cadillac, se mudou para Praia Grande no ano de 2006 e por aqui se manteve por bons anos. Ela mesma admitiu, em algumas entrevistas para a assessoria municipal, que tinha uma imagem deturpada da Cidade, mas bastou fazer uma única visita para essa ideia negativa cair no seu conceito. A dançarina disse ter se apaixonado e passado a morar aqui, desde então. Rita até se candidatou ao cargo de vereadora, no ano de 2008, mas acabou não se elegendo. Com toda certeza, Praia Grande foi uma cidade muito especial na jornada da cantora!

RODRIGO PACHECO

Foto: Reprodução/Hardcore

O CEO da famosa construtora de imóveis, Nossolar, também é um figura importante na Cidade! Nascido em São Vicente (mas vindo direto da maternidade para Praia Grande), Rodrigo mantém grandes empreendimentos por aqui, buscando fomentar o mercado imobiliário e incentivar o esporte no Município. Isso, porque nos últimos anos, o empresário iniciou fortes patrocínios a alguns dos principais nomes do surf do Circuito Mundial – o que surpreendeu a muitos, já que seu segmento nada tem a ver com o esporte.

LEANDRO SCHULTZ DOS SANTOS

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

“Gaúcho”, como é conhecido na região, fez de sua churrascaria a principal referência do segmento, na Cidade! Quando jovem, ao terminar os estudos na região sul do país, Gaúcho decidiu tentar a vida no estado de São Paulo. Aproveitando que seu irmão já morava em Praia Grande, veio diretamente pra cá e logo começou a trabalhar em uma famosa churrascaria da época. Passado 15 anos no ramo, juntou o dinheiro necessário e decidiu abrir o seu próprio negócio. E não é que ele acertou em cheio!? Hoje, o ‘Gaúcho Grill Mallet‘ – nome de seu restaurante – é famoso não só para a população praiagrandense, mas também para ícones da música e personagens de destaque nacional. Além disso, hoje o empreendedor promove um projeto que dá abrigo e trabalho (em sua churrascaria) para pessoas do sul que tentam ganhar a vida por aqui. Com toda certeza, Gaúcho marcou a história de nossa cidade!

PADRE JOSEPH THOMAS

Foto: Reprodução/Agência Estado

O Padre Thomas, como é conhecido na região, é natural da Índia. Sim, um país que tem como religião predominante o hinduísmo. Porém, com tantas influências católicas na família (cerca de 80 freiras e 25 padres), o destino do Padre seguiu o caminho mais óbvio, se tornando até coroinha do Papa João Paulo II – durante sua estadia no país indiano. Ele chegou à Praia Grande em janeiro de 1995, e no mesmo mês já foi intitulado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro Ocian. Tendo um verdadeiro amor pela Praia Grande, o Padre foi responsável por muitos projetos importantes para o Município, recebendo – inclusive – o título de cidadão praiagrandense! Se sua família é de Praia Grande experimente perguntar sobre ele… Muito provavelmente seus familiares saberão de quem estamos falando, afinal, Padre Thomas foi um ícone que realizou inúmeros batismos na Cidade!

GRAZIELA STERQUE

A Professora Graziela Sterque serviu de inspiração para muitos e, principalmente, para nós da ALMA PG. Nossa incrível poetisa – e também pesquisadora – se mudou para Praia Grande na década de 60, fomentando a cultura de nossa Cidade, desde então. A Professora abrigou, em sua própria casa, a primeira biblioteca do Município, dando passe livre para todos os munícipes – interessados na literatura – entrarem e adquirirem conhecimento. Mais tarde, Graziela colaborou com a abertura da primeira Biblioteca Municipal (oficialmente da Prefeitura), além de ser catalisadora da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande e o Informativo Cultural. Ela faleceu aos 74 anos, em 2003, mas seu nome ainda prevaleceu na história praiagrandense, sendo utilizado para denominar o nosso lindo espaço Foyer do Palácio das Artes (PDA).

DORIVALDO LORIA JÚNIOR

Foto oficial do prefeito em seu primeiro mandato/Assessoria da Prefeitura de Praia Grande

Após a emancipação de Praia Grande, Dorivaldo Loria, através de uma eleição popular, foi escolhido para ocupar o cargo de prefeito, em janeiro de 1968 – o qual ocupou por três vezes, elegendo sempre o seu sucessor. Uma figura importantíssima na história praiagrandense e na política da nossa Cidade!

CASSEMIRO DONCEV

Foto: Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACEPG)

Cassemiro Doncev, muitas vezes retratado como “Casemiro” (erro ortográfico), foi uma figura de destaque para a região. Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACEPG), nos anos de 1975 a 1977, Cassemiro era uma personalidade muito conhecida na Cidade, inclusive pelo seu empreendimento ‘Restaurante e Pizzaria do Cassemiro‘. Sua pizza era tão saborosa (com uma massa fina e crocante), que até mesmo pessoas de outras cidades paravam em seu restaurante para provar a refeição. Inclusive, o local – muitas vezes – serviu como ponto de encontro para os integrantes da famosa organização ‘Rotary‘ (associação de clubes de serviços que tem como objetivo unir voluntários e prestar serviços humanitários). Além disso, teve um de seus pratos premiado pela revista ‘Seleções‘ – o que mostra que a receita realmente era diferenciada. Por toda essa sua incrível trajetória, em forma de homenagem, uma rua do bairro Nova Mirim recebeu o nome do comerciante, que jamais será esquecido pela sua atuação no Município.

JÚLIO SECCO DE CARVALHO

Júlio Secco é o terceiro homem que aparece na imagem, da direita para a esquerda.

O português de nascimento e brasileiro de coração, Júlio Secco, foi quem comandou o movimento de emancipação de Praia Grande – juntamente a Nestor Ferreira Rocha. Júlio também deu todos os seus esforços na Campanha Constitucionalista de 1932, recebendo – inclusive – uma medalha de herói, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O comerciante e empreendedor tinha uma vasta visão comercial e lutou por anos pela emancipação do nosso Município, sofrendo com a resistência de São Vicente que temia perder tamanha área.

Texto por: Peter Nardotto

4 Comentários

  1. Como toda a lista tem alguns exageros e algumas faltas. Senti falta do Barbosa, goleiro da Seleção brasileira de 1950. De algumas figuras da Cidade Ocian. Mas foi bacana rever alguns velhos conhecidos. Parabéns ao trabalho.

    • Obrigado pelas considerações, Roberto! Ficamos felizes pela sua leitura e o seu retorno. Essa foi apenas uma matéria sobre 10 personalidades (entre muitas outras personalidades de PG). Em breve faremos mais outras listas e consideraremos a sua sugestão!

  2. Opa! Na emoção do comentário, acabei publicando antes da conclusão do meu pensamento…Cont: Roberto Marquis, o Guarda Juju da Praça é nossa, o Teobaldo, e uma série de outros nomes que poderiam estar nessa relação.
    Parabéns ALMA-PG, desejo muito sucesso a vocês no contexto de mostrar a nossa alma de cidade linda e pujante.
    CCF
    Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP
    webradiopoesia.com

    • Obrigado pelas considerações, Celso! Ficamos felizes pela sua leitura e o seu retorno. Essa foi apenas uma matéria sobre 10 personalidades (entre muitas outras personalidades de PG). Em breve faremos mais outras listas e consideraremos as suas sugestões! Agradecemos o carinho.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

Mais Populares

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?