Home Notícias 28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Paradas do Orgulho LGBTI tiveram início após um episódio que ficou conhecido como Revolta de Stonewall, em 28 de junho de 1969

Neste domingo (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI. Mas, por trás do colorido da bandeira que simboliza o movimento, existe um episódio de luta pelos direitos da comunidade LGBTI e que teve início em 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos.

Nos anos 60, era crime se relacionar com pessoas do mesmo sexo nos EUA. No fim daquela década, vários estados já não tinham mais essa lei, mas Nova York não estava entre eles. Para se ter uma ideia de quão bizarra era a situação, se a polícia te pegasse não usando pelo menos três peças de roupa consideradas apropriadas para seu gênero, você era preso.

Revolta de Stonewall

Em meio a esse cenário de repressão, um bar no bairro de Greenwich Village, na cidade de Nova York, era um ponto de encontro da comunidade LGBTI. Era o Stonewall Inn.

O bar era de propriedade de membros da máfia italiana. Com o pagamento de propinas para policiais, o estabelecimento meio que era “blindado”, diferentemente de outros locais frequentados pela comunidade LGBTI na cidade. Mas, no dia 28 de junho de 1969, essa blindagem não funcionou. A polícia fez uma “batida” no local com a intenção de prender pessoas em flagrante “conduta imoral”. Clientes foram agredidos, funcionários e principalmente travestis e drag queens, por causa da tal lei das três peças de roupa apropriadas para o gênero, foram detidos.

Porém, houve uma reação, uma espécie de “basta” a toda uma situação de anos. Enquanto a polícia levava as pessoas que tinham sido presas para as viaturas, os frequentadores do bar e a multidão que já se concentrava na porta do lugar para acompanhar o que estava acontecendo, começaram a jogar objetos nos policiais, que respondiam com mais violência contra os detidos. O que começou com moedas, logo passou para objetos mais pesados, como pedras e garrafas.

Encurralados dentro do bar, os policiais fizeram uma barricada. Isso não impediu que alguém jogasse um objeto em chamas lá dentro, o que provocou um princípio de incêndio, logo debelado com uma mangueira, que depois foi usada também para tentar dispersar a multidão. Mas, a verdade é que a revolta durou ainda mais duas noites. Aquela batida policial tinha sido o estopim para algo bem maior.

Paradas do Orgulho LGBTI

Depois da Revolta de Stonewall, muitos protestos em prol dos direitos dos homossexuais pipocaram pelos EUA. Um ano depois, em 1º de julho de 1970, aconteceu a Primeira Parada do Orgulho LGBTI, lembrando os acontecimentos que se iniciaram naquele 28 de junho de 1969.

A Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo é uma das maiores do mundo. Ela acontece desse 1997 e, na edição de 2011, bateu o recorde de quatro milhões de participantes. Na edição de 2019, teve como tema os 50 anos da Revolta de Stonewall. Neste ano, aconteceu de forma virtual, dia 14 de junho, devido à pandemia do novo coronavírus.

E, Praia Grande tem uma Parada do Orgulho LGBTI pra chamar de sua. A primeira edição aconteceu em 2018 e contou com a participação de 15 mil pessoas. A Parada de 2019 também lembrou os 50 anos da Revolta de Stonewall.

Uma curiosidade: o bar Stonewall Inn existe até hoje. Vale fazer uma visitinha ao site deles (https://thestonewallinnnyc.com/) e conhecer um pouco mais sobre o histórico local.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

- PUBLICIDADE -

Mais Populares

O que é um mapa astral e por que você deve fazer um?

Ele pode ser uma ferramenta e tanto para o exercício do autoconhecimento Você é daquelas pessoas que, quando vê...

Secretário de Saúde de Praia Grande responde entrevista exclusiva sobre desafios do combate ao coronavírus (COVID-19)

O Secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira respondeu os questionamentos da Alma PG. Tentamos disfarçar, distrair,...

2 novidades gastronômicas que você precisa conhecer em Praia Grande!

Conheça os novidades gourmet que chegaram em Praia Grande! Sempre tudo de melhor só aqui na ALMA PG.

Isso que é notícia boa! Praia Grande ganhará quadras de bocha e malha

A estrutura esportiva de Praia Grande, em breve, será reforçada. A Cidade ganhará quadras oficiais de bocha e malha. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo.

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?