Home Saúde e Esporte A Praia Grande é amiga das bicicletas?

A Praia Grande é amiga das bicicletas?

Mesmo com mais de 90 quilômetros de ciclovias, Praia Grande ainda tem muito a evoluir na mentalidade bike friendly.

Dou minhas pedaladas desde criança. Sempre gostei da sensação de estar pedalando. Acho até que jogo na bike a minha frustração por não saber nadar. Me sinto livre em cima dela, como creio que me sentiria se soubesse dar braçadas com desenvoltura. E, mesmo a minha sendo um modelo beach e de cestinha, até arrisco uns sprints de vez em quando. Nada como o ventinho no rosto e a leveza que o pedalar proporcionam. Fora que, estar praticando uma atividade física sentada é algo maravilhoso, convenhamos.

E, Praia Grande é quase um sonho para os amantes da magrela. Muitas ciclovias, geografia plana… Mas não é à toa que eu disse “quase”. Quem tem a bicicleta presente no dia a dia, como eu, acaba reparando em detalhes que podem passar desapercebidos para quem a usa só de vez em quando.

Os trechos de ciclovia que mais utilizo são os da avenida Marechal Mallet e o da orla da praia, entre o Forte e o Boqueirão. A da Mallet é super agradável, pelo fato de ter a sombra das árvores e os pássaros, mas aquele piso não me agrada. Sei que pavimentação que permite drenagem da água sempre é a melhor opção, mas ali acaba por tirar um pouco a estabilidade do ciclista.

A da praia, por ser asfaltada e pela vista, é a que mais gosto. Ali, fora de temporada, dá até para praticar o tal sprint leve que mencionei. Mas, só fora de temporada mesmo. Na alta estação o lugar é concorrido que só ele: carrocelas, skates, patins, gente praticando caminhada, corrida, atravessando fora da faixa… Aproveitamos essa época para, além de exercitar os membros inferiores, exercitar a paciência…

Bike Friendly

Mas, o que mais me incomoda mesmo, é a falta da cultura bike friendly que percebo na cidade. Não adianta nada ter quilômetros e quilômetros de ciclovias se o ciclista não se sente confortável e estimulado a sair de bicicleta. E bike friendly é isso, o conjunto dessas medidas de apoio ao usuário de bicicleta. Vários lugares deixo de ir com a bike pelo simples fato de não haver baias de estacionamento. A segurança é um fator extremamente importante para nós. Mesmo na avenida Costa e Silva, que possui várias baias, ainda sinto falta de um maior número delas. Muitos comércios não possuem nenhuma estrutura de bicicletário e, quando as tem, são precárias muitas vezes. No calçadão da praia mesmo, é dificílimo encontrar um local para deixar a nossa amiga magrela.

Sonhando alto, seria interessante até pontos de apoio ao ciclista espalhados pela cidade, com aqueles apetrechos que a bike necessita, como calibradores e algumas ferramentas de reparo. E, de forma alguma isso seria um privilégio. Nunca podemos esquecer que o ciclista consciente e respeitador das leis de trânsito é um aliado da estrutura urbana, pois desafoga o trânsito e não contribui para o aumento da poluição, para citar apenas dois exemplos.

Mesmo tendo muito a melhorar na mentalidade bike friendly, Praia Grande tem tudo para chegar lá. É só querer, pois, a estrutura básica já está aí. Como o bike friendly é uma maneira diferente de pensar a mobilidade urbana, não bastam só ações do poder público, é preciso que todos colaborem.

E você, usuário de bicicleta em Praia Grande, tem alguma sugestão? Compartilha com a gente e vamos debater esse assunto!

Esther Zancan.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

- PUBLICIDADE -

Mais Populares

O que é um mapa astral e por que você deve fazer um?

Ele pode ser uma ferramenta e tanto para o exercício do autoconhecimento Você é daquelas pessoas que, quando vê...

Secretário de Saúde de Praia Grande responde entrevista exclusiva sobre desafios do combate ao coronavírus (COVID-19)

O Secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira respondeu os questionamentos da Alma PG. Tentamos disfarçar, distrair,...

2 novidades gastronômicas que você precisa conhecer em Praia Grande!

Conheça os novidades gourmet que chegaram em Praia Grande! Sempre tudo de melhor só aqui na ALMA PG.

Isso que é notícia boa! Praia Grande ganhará quadras de bocha e malha

A estrutura esportiva de Praia Grande, em breve, será reforçada. A Cidade ganhará quadras oficiais de bocha e malha. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo.

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?