Home Alma Esporte Beach Tennis não é frescobol! Entenda as regras do jogo que promete...

Beach Tennis não é frescobol! Entenda as regras do jogo que promete conquistar a Praia Grande

Alô galera que gosta de praticar esporte na areia, confere aqui porque este texto é para você!

O Beach Tennis é um esporte que vem sendo praticado pelas praias de Praia Grande. É igualzinho uma partida de tênis, mas com uma pegada voleibol. Duas duplas se enfrentam com objetivo de fazer a bolinha cair na área adversária através de raquetadas.

O jogo de verão ideal do Dan Stulbach. Quem lembra? Referência só para quem nasceu antes de 2000!

O esporte é uma mistura de tênis com vôlei. Para quem não entende muito, pode ser meio complexa. Por isso, resolvemos fazer um infográfico para te explicar melhor como funciona:

Para a estrutura, você vai precisar de uma rede para dividir a quadra hasteada em 1,70m de altura, com a quadra nas medidas 16m de comprimento e 4,5m de largura. Claro, essas medidas são em partidas oficiais. Para uma prática amigável, você pode definir isso tudo com seus parceiros.

Criado na Itália, em 1987, o esporte tem sido o queridinho de muita gente aqui em terras tupiniquins, pois exercita o corpo todo de forma intensa, não precisando conciliar com academia ou ginástica. Para quem não tem tempo para fazer tudo, isso é um critério fundamental para escolher praticar esta modalidade.

Além disso, ajuda no desenvolvimento físico e motor, para correr e ter o reflexo de atingir aquela coisinha minúscula que se perde na iluminação do Sol.

“Aqui na Praia Grande, recebíamos duas vezes por ano etapas do torneio organizado pela Federação Paulista de Tênis (FPT) e estamos em contato com a Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) para, quem sabe, trazer uma etapa nacional para cidade em 2021”, conta Mariana do Val, árbitra licenciada pela FPT desde 2016, que também apita pela CBBT e pelo Circuito Nacional.

“Meu marido e eu criamos o PG Storm, um grupo de amigos que iniciaram a prática do Beach Tennis aqui na Ocian e depois também montamos no Forte. Temos em torno de 40 pessoas na nossa turma. Alguns competem, outros apenas fazem aulas”, finaliza.

A galera da PG Storm depois de um dia de competição. (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje já é comum diversas arenas com espaço de areia para prática de esportes praianos em cidades sem praia. Então, você que não mora no litoral e está lendo essa matéria enquanto está na Praia Grande também pode jogar o tênis de praia!

“Antes da pandemia e quando não tínhamos tantos torneios como temos hoje, chamávamos um pessoal de outras cidades para fazermos um Super Domingo, e muita gente descia de São Paulo, São Bernardo, Alphaville, com seus coolers, e passávamos o dia inteiro jogando!”, relembra Mariana.

E não: BEACH TENNIS NÃO É FRESCOBOL!

Frescobol também é um esporte que se joga com raquetes e bolinha, mas a o objetivo é diferente. Ali, você não tem um adversário. O seu colega e você precisam rebater a bola o máximo possível sem deixá-la cair.

No Beach Tennis, a veia do jogo é competitiva. Você precisa vencer!

Conversa comigo aqui: você já jogou Beach Tennis alguma vez na sua vida? Conte mais sobre a sua experiência! O que achou? Viciou ou já abriu mão de tentar? Queremos saber mais sobre.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

Mais Populares

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?