Home Alma Business Conheça a história de Renato Correa, o ex-morador de rua que se...

Conheça a história de Renato Correa, o ex-morador de rua que se tornou um empresário de Praia Grande

Prestes a inaugurar sua segunda unidade franqueada da empresa OakBerry, dessa vez no bairro Ocian, conversamos com o ex-morador de rua que está expandindo seus negócios em Praia Grande.

Nascido em Marília, interior de São Paulo, Jefferson Renato Correa (46) lida com as dificuldades sociais desde pequeno. Com 1 ano de idade, veio com sua mãe ao litoral e aos 10 começou ir às ruas tentar ganhar alguns trocados. Sua rotina, era ajudar as senhoras a carregar as compras do mercado ou tomar conta dos carros.

A estrutura familiar de Renato não foi perfeita. Os seus dois padrastos agrediam constantemente sua mãe, o que fez com que ele fugisse de casa para sair daquele ambiente.

Morando na rua, período que durou por volta de um ano, ele conta que seu endereço era a concha acústica, no calçadão de Santos. Aos 16 anos, Renato se mudou para São Vicente e conseguiu um emprego noturno de chapeiro em um trailer de lanches. Durante o dia, se dividia entre um bico em um carrinho de praia e algumas vendas de frutas para os transeuntes. Logo, todo seu esforço resultou em uma recompensa: tornou-se sócio do trailer.

“Eu falo que a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida, e eu tenho orgulho disso, foi ter ido morar na rua. Eu estava do lado de drogas, do álcool, passei o Natal sozinho na rua…, mas o maior aprendizado é não se vitimizar”, afirma.

Aos 24 anos, Renato decidiu finalizar os estudos e, logo após, entrar para a faculdade de gestão empresarial. Não demorou muito para ocupar um cargo estável no setor comercial de uma grande empresa, na região de Sorocaba.

Quando resolveu voltar ao empreendedorismo, escolheu Praia Grande como sede do seu segundo escritório. A escolha se deu por conta da proximidade com a sua família e também pelas boas oportunidades de compra de imóveis que a cidade oferece.

“Como empresário, o que mais me traz satisfação é você colocar um projeto em pé. Minha paixão é trabalhar com pessoas, gerir e dar oportunidade. Me dá um tesão trabalhar com essa molecada mais jovem, tentar direcioná-los através da minha experiência e mostrar que a gente consegue tudo que a gente quer”, conta.

Quando o assunto é a pandemia em Praia Grande, apesar de saber que a situação ainda irá demorar alguns meses para se estabilizar, Renato prioriza continuar ensinando as pessoas seus ensinamentos e mostrando que todos são capazes de construir um futuro muito além do que nos mesmos acreditamos.

Hoje, Renato conta com uma série de empresas sob seu comando. Uma delas é a nossa queridinha OakBerry Açaí, que após o sucesso de aceitação do público na Rua Londrina, 6635, no estacionamento do supermercado Extra, no Boqueirão, agora também estará presente no bairro da Ocian, em frente ao estacionamento do Extra da Av. Pres. Kennedy, a partir do dia primeiro de julho.

Aventura nas ruas

Renato mostra em seu Instagram (@renatocorreax) a sua paixão pela Harley-Davidson. (Foto: arquivo pessoal)

Além de ajudar as pessoas com sua experiência e oportunidades de trabalho, Renato também ama o motociclismo, especificamente uma marca que até hoje está muito presente em sua vida: a Harley-Davidson.  “Para mim, a Harley traz um estilo de vida diferente. É amizade, cumplicidade, irmandade e também é onde eu faço muitos negócios”, finaliza.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

Mais Populares

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?