Domingo é muito mais do que o dia de comer ovos de Páscoa. O Brasil é repleto de tradições para celebrar uma das datas comemorativas mais importantes da cultura ocidental, por marcar o dia em que Cristo ressuscitou, e não é unânime em todo o país: cada região tem a sua.
Dessa vez, a Páscoa será um pouco diferente, pois cairá no último dia do segundo lockdown (na prática) do estado de São Paulo.
Publicamos uma matéria sobre as 29 produtoras de ovos de Páscoa da cidade. E agora nós iremos listar algumas tradições, região por região, que acontecerão neste domingo, dia 04 de abril.
Sul
No Paraná, acontecem as pêssankas, os ovos decorados à mão, cujos traços significam bons desejos aos presenteados.
No Rio Grande do Sul, algumas cidades (com forte influência alemã) ficam cheias de ninhos com ovos de chocolate.
Em Santa Catarina, uma serenata é organizada na madrugada de sábado para domingo de Páscoa.
Sudeste
Tem a clássica malhação de Judas. Alguns lugares com influência grega pintam ovos cozidos de vermelho, fazem um pedido e se batem. Quem manter o ovo intacto, terá seu pedido realizado.
Centro-Oeste
As ruas dos centros históricos de algumas cidades se tornam palco para encenações dos rituais da morte e da ressurreição de Cristo.
Nordeste
Muitos pratos tradicionais são feitos no domingo de Páscoa: quibebe, arroz de coco e o feijão de coco.
Lá também acontece a maior representação da Paixão de Cristo: 100 mil metros quadrados são cercados por uma muralha de pedra de granito de 4 metros de altura, reproduzindo Jerusalém.
Norte
A Procissão do Cristo acontece. Pessoas com problemas de saúde medem a parte do corpo de Cristo referente à sua doença com um pedaço de barbante. Depois, o mesmo barbante deve ser amarrado em qualquer parte do corpo.
Curioso, né? Cada região do Brasil faz algo diferente. É incrível ver como existem diversos Brasis dentro de um só.
Qual a sua tradição de Páscoa? Comenta aqui para nós.