Home Alma Destaque Conheça o empresário de Praia Grande que superou a falência e hoje...

Conheça o empresário de Praia Grande que superou a falência e hoje ajuda outros empreendedores a prosperar

O empresário foi premiado pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) com o melhor projeto MBA, no ano de sua formatura.
(Fonte: Arquivo Pessoal)

Sabe aquelas histórias de superação que até arrepia? O empresário Marcus Vinicius tem uma dessas. Hoje, com seus 36 anos – e quase 20 de experiência em Gestão Financeira Empresarial -, Marcus vem trilhando um belo caminho, auxiliando empreendedores que precisam profissionalizar a gestão de seus negócios e ganharem mais dinheiro.


Aliás, foi assim que nós – da ALMA PG – o conhecemos. No momento em que um dos empresários da cidade apontou a ‘6in7’ (seis in sete) Assessoria em Gestão Empresarial, como uma das principais responsáveis pelo turnaround em seu negócio.
A verdade é que essa força de vontade em profissionalizar a gestão de micro e pequenos negócios veio da infância de Marcus, repleta de dificuldades.
“Passamos de um padrão de vida confortável até a falência do negócio da família, e perdemos tudo, inclusive a casa onde morávamos”, afirmou o empresário.
Marcus morou no porão de uma casa em Santos, passou fome, enfrentou o alcoolismo e depressão do pai, e – mesmo muito pequeno – teve que fazer tudo aquilo que era possível para garantir comida na mesa.


Hoje, casado e pai de uma menina linda de 1 ano e 2 meses, Marcus tem fortes memórias sobre sua infância – período em que vivenciou os problemas financeiros, enfrentados pela família após o pai pedir demissão de um emprego estável para abrir o seu próprio negócio. Mas por falta de conhecimento, a padaria em Itariri – até então sonho da família – faliu, levando todos a uma fase financeira complicada. Adotado logo nas suas primeiras horas de vida, conta que seu pai, Sr. Carlos (Beto), era um homem de fortes valores e sem medo de trabalho.

“Meu pai me ensinou muitas coisas. Foi um homem muito batalhador, sempre fazendo de tudo pelo sustento de nossa família. E minha mãe, Helenice (Nice), que cuidava de todos nós, trabalhou como faxineira, artesã e ambulante em feiras livres”, enfatizou Marcus.


Morando numa espécie de porão com um teto de dois metros de altura e apenas uma janela, e com alimentação precária – dependendo, inclusive, da ajuda de amigos -, seu pai Carlos mergulhou na depressão e começou a abusar do álcool. Isso ocorreu alguns anos antes de conseguirem vender a parte de um imóvel, que o pai comprou ainda solteiro. Dessa forma, adquirindo uma casa aqui em Praia Grande, onde sua mãe vive até hoje e não admite sair – devido a tantas lembranças e carinho pelo local.


Marcus conta que na época em que a família veio para PG, compraram um pequeno carrinho de cachorro quente:

“Todos nós ajudávamos, fazíamos todo trabalho possível, tudo o que aparecia. Carpíamos mato de terrenos, limpávamos fossas, o que fosse necessário para levar algum dinheiro pra casa.”.


Foram mais de dez anos até que a situação financeira começasse, enfim, a melhorar. Marcus arrumou seu primeiro emprego formal aos 14 anos como balconista de uma loja de materiais de construção. Foi patrulheiro no CAMP – PG (Círculo de Amigos do Menor Aprendiz), trabalhando em uma administradora de condomínios, onde chegou ao cargo de gerente-geral. Mais tarde, o empresário trocou de emprego, mas continuou exercendo uma função determinante em sua vida futura: gerenciou uma empresa de gestão financeira e fiscal para redes de supermercado.

Conforme o tempo foi passando, sua experiência adquirida – tanto em sua história de vida, como no setor profissional -, fez com que Marcus sonhasse alto. Em 2020, abriu a empresa ‘6in7’ aqui em nossa cidade, se tornando especialista em gestão e consultoria para pequenas empresas.


“Me identifiquei muito com a possibilidade de ajudar uma empresa a gerir suas finanças e colocar em prática ideias e estratégias para o crescimento dos negócios. Se meu pai tivesse esse apoio ou uma visão maior de administração, talvez não tivesse passado por tantas dificuldades.”, admite Marcus.
Sr. Carlos Alberto, o pai, faleceu em 2010, com a tranquilidade de ver sua família com mais conforto financeiro. Como legado, deixou toda a dedicação e amor que pôde oferecer à esposa e filhos.


“As coisas foram acontecendo na minha vida pelas dificuldades que enfrentei. Passar fome e ver meus pais sofrendo tanto me fez enxergar valores de vida de maneira diferente. Depois de muitos anos, meu pai conseguiu se reestabelecer, conseguiu um emprego estável, se animou mais e começamos a ter uma vida decente. Começamos a viver e não apenas sobreviver”, acrescentou o empresário.


Atualmente, ao lado da esposa Vivian, sócia da 6in7, Marcus traz consigo uma bagagem muito grande, tanto de valores – os quais podemos ver em sua história de vida -, como em seu currículo. Isso mesmo, o empreendedor é pós-graduado pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) em Gerenciamento de Projetos, e formado em Administração de Empresas e Professional & Self Coaching, pelo IBC.


Marcus se preparou bastante para conseguir aplicar métodos e ferramentas atuais e práticas – em empresas de qualquer porte – como podemos ver no @markusassis e no perfil da própria @seisinsete, que constantemente apresentam conteúdos bacanas para empreendedores. Histórias como essas devem ser contadas para inspirar e mostrar que somos capazes de alcançar tudo aquilo que nos dispomos. Basta correr atrás!

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

Mais Populares

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?