Lidar com o sonho de outras pessoas requer não só muita cautela, mas muita compreensão e empatia também. Alan Pontes, de 36 anos, empresário e especialista no mercado de Alto Padrão, é um exemplo de que um trabalho muito bem feito, com profissionalismo e humanidade, traz incríveis retornos. Hoje, Alan é tido como referência no que faz. Mas, afinal, qual foi a trajetória do profissional até alcançar o verdadeiro sucesso?
Confira a seguir a história de um ícone do setor imobiliário e faça com que ela sirva de inspiração para você também!
No ano de 2007, aos 19 anos de idade, o atual corretor e empreendedor vivia uma vida simples e sem muitos triunfos profissionais. Foi quando o seu pai, um ex-metalúrgico com seus 53 anos na época, resolveu abrir uma imobiliária na cidade de Praia Grande, sem recursos financeiros, baseado unicamente no que o atual empresário gosta de enfatizar que é a Fé. Após a compra da imobiliária, seu pai fez o convite para que Alan, que morava sozinho em São Paulo, se mudasse para Praia Grande e viesse trabalhar como secretário, iniciando, assim, a sua história.
Sempre muito observador, o profissional começou a perceber que o setor de corretagem era comtemplado com incríveis benefícios. Horário flexível, alta margem de lucro e qualidade de vida eram os principais pontos que fizeram os olhos de Alan brilharem pela profissão.

Com um perfil atrativo para vendas, ele tomou a iniciativa de conquistar o seu certificado do CRECI (registro profissional para corretores imobiliários). Alan foi de secretário para estagiário, de estagiário à corretor, até chegar ao ponto de se tornar gerente. Aos 21 anos de idade, comprou sua primeira imobiliária e começou a sua jornada no mundo do empreendedorismo.
O sucesso foi certeiro. Alocando-se em um ponto onde empresas já haviam passado sem muita prosperidade, o empresário vingou com sua própria imobiliária e se manteve no local por longos sete anos, no bairro Tupi, quando recebeu uma proposta tentadora com um valor muito maior do que ela valia em seu início – o que fez ele certamente não resistir.
“Basicamente eu recebi o dinheiro e poderia ter vivido de investimento dali pra frente. Porém, eu adorava a vida que eu levava. Eu adorava o que eu fazia. Todo dia eu tinha um endereço pra visitar, e acabei percebendo que – por um momento – eu tinha dinheiro, mas não tinha mais o que fazer. Um mês depois, eu não me contive e resolvi abrir uma nova imobiliária: a Start Imóveis.”, assumiu Alan.

O sucesso veio em mais um negócio do empresário, que em um curto tempo, criou mais quatro unidades da Start Imóveis. Entretanto, mesmo com a ascensão dos seus empreendimentos, Alan não estava satisfeito. Como tinha muitos colaboradores já em sua equipe, o profissional foi ficando cada vez mais distante do que realmente sabia e gostava de fazer: vender.
“Como tudo o que eu fazia já era delegado a outras pessoas, eu acabava nem sentindo vontade mais de entrar nas unidades. Foi uma época bem infeliz pra mim, no âmbito profissional.”, complementou.
Foi nesse ponto da vida que o empresário decidiu viver o que – segundo ele – seria o sonho de Hollywood de todo corretor de imóveis do Brasil: o mercado imobiliário da cidade de Balneário Camboriú. Ele conseguiu, no ano de 2018, vender todas as suas unidades da Start Imóveis e se mudar para o sul do país, a fim de trabalhar com os imóveis mais luxuosos que existem por aqui.
Apesar de parecer um sonho, o trabalho de Alan na cidade passou pelo seu maior momento de fragilidade, no que diz respeito ao campo profissional. Isso, porque de acordo com ele, o mercado de imóveis de alto luxo não enxerga o produto como o foco principal do negócio, e sim o consumidor interessado, buscando fidelizar ao máximo o cliente.
“Foi lá que eu percebi que os profissionais que fechavam negócios com imóveis de alto luxo trabalhavam muito mais a construção da sua imagem do que a imagem do produto (imóvel) em si. Os compradores, nesse mercado, primeiro compram a imagem do corretor, e depois focam a sua atenção nos imóveis. Não o inverso.”, explicou o empresário.

De acordo com Alan, esses seis meses em que ficou em Balneário Camboriú foram os mais difíceis de sua vida. Entretanto, foram também fundamentais para que ele realmente compreendesse o processo certo para o sucesso em sua área.
O empreendedor retornou à Praia Grande com a expectativa alta de revolucionar o mercado na cidade. E assim o fez. Em 2019, abriu a marca “Alan Pontes Imóveis” e iniciou toda a construção e o marketing da sua própria imagem. De início, criou um canal no Youtube, onde publicava alguns vídeos apresentando imóveis de alto padrão.
Após quatro meses de trabalho, veio a pandemia da Covid-19. Apesar da preocupação óbvia com a saúde mundial, Alan não teve do que reclamar em relação aos ganhos da empresa, afinal, estava há quatro meses construindo e fortalecendo a sua presença online – o que contou muito para o seu crescimento nesse período.
“Posso dizer que a construção da minha imagem foi o ponto-chave para o sucesso no setor imobiliário. Esses três anos de Alan Pontes Imóveis foram totalmente positivos. Só nesse último ano, fechamos em R$55 milhões o Volume Geral de Vendas (VGV).”, complementou o corretor.

Hoje, além de se envolver com o mercado de imóveis, Alan também está por trás de algumas franquias de sucesso em Praia Grande. Mas ao contrário do que muitos possam pensar, o empresário não deixou de lado a Alan Pontes Imóveis. Com o seu novo negócio, chamado IRX Investimentos, o empreendedor busca comprar imóveis, reformá-los e revendê-los, sem que esse processo cause “dores de cabeça” ao seu consumidor final.
A IRX Investimentosconta com dois planos de negócios para que investidores também possam participar desse crescimento, segundo o profissional. O primeiro foi citado no parágrafo acima. Já o segundo, consiste em oferecer para o investidor negócios que estejam no planejamento administrativo da empresa e que se enquadrem ao seu perfil.
“O investidor interessado pode ter vontade de abrir uma academia, por exemplo. Através do capital desse investidor e da estruturação de todo o projeto para o empreendimento, feita pela IRX Investimentos, haverá o fortalecimento da marca, criando valor à empresa, com o objetivo de revendê-la a um curto prazo. Mas é claro que o consumidor também pode querer ficar com o negócio, caso for interessante pra ele. Tudo será muito bem conversado.”, explica o empreendedor.
De acordo com o corretor e empreendedor de sucesso, Alan Pontes, empreender é quando você tem a certeza do que você quer fazer, independente da sua situação financeira, tomando a decisão rápida daquilo que você quer e lutando por isso até o fim, sem desistir.
Uma visão que vai à frente do tempo. O empresário desvendou alguns segredos não só do mundo imobiliário, mas do mundo do empreendedorismo também. Não à toa, seu sucesso leva todo o seu mérito. Um profissional persistente e focado em se atualizar sempre que necessário. Sim, esse é o Alan Pontes!
Texto por: Peter Nardotto