Home Notícias E, afinal, quem é que vai fiscalizar isso tudo? Multa das máscaras

E, afinal, quem é que vai fiscalizar isso tudo? Multa das máscaras

Governo do Estado de São Paulo anunciou a medida nesta segunda (29). Ela começa a valer nesta quarta (1)

O “bicho vai pegar” de vez agora! Nesta segunda-feira (29), o governador João Doria (PSDB) anunciou durante a coletiva de imprensa que realiza desde o começo da pandemia de Covid-19, que o Estado de São Paulo começará a aplicar multa de R$500 para quem insistir em não usar máscaras em espaços públicos, como ruas e praças. Para os estabelecimentos comerciais a facada no bolso vai ser ainda pior: R$5 mil por cada pessoa flagrada lá dentro que não esteja utilizando a máscara. A medida começa a valer nesta quarta-feira (1).

O objetivo, segundo o governador, é atingir 100% de pessoas usando máscaras, reduzindo assim a possibilidade de transmissão do novo coronavírus. Lembrando que o uso das máscaras já era obrigatório no Estado desde o dia 7 de maio.

Foto Reprodução: Prefeitura de Praia Grande / Fred Casagrande

Fiscalização

E, afinal, quem é que vai fiscalizar isso tudo? Bem, a fiscalização será feita pelas Vigilâncias Sanitárias, tanto estadual quanto municipais. Segundo o próprio site do Governo do Estado, as Vigilâncias do Estado e das Prefeituras têm juntas perto de 5,5 mil profissionais.

O governador também afirmou que a intenção não é arrecadar mais ou menos apenas punir. A medida serve para alertar a população e conseguir atingir a meta de 100% de uso da máscara. Todo o valor conseguido com as multas será repassado ao programa Alimento Solidário, que distribui cestas básicas para famílias carentes.

Nossa realidade

E agora? Como será que essa nova realidade vai ser encarada aqui em Praia Grande? Há relatos de que, cada vez mais, o calçadão da praia, as ciclovias e as praças estão registrando aglomerações. Um bom exemplo é a Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte, que vem recebendo uma grande quantidade de pessoas não só aos fins de semana, mas também durante a semana, em vários horários.

 E, pelo fato das pessoas se verem ao ar livre, muitas acreditam que não há problemas em dispensar a máscara nesses momentos. Há aqueles também que, por estarem praticando atividades físicas, preferem deixar a proteção de tecido pra lá, pelo incômodo que provocam.

A Alma PG quer saber: qual a sua opinião sobre a aplicação da multa? É justa? Vai conseguir alcançar o objetivo, que é o de 100% da população usando a máscara fora de casa, seja lá qual for a situação? Ou vai ser mais uma daquelas leis que simplesmente “não pegam”? Participe!

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

- PUBLICIDADE -

Mais Populares

O que é um mapa astral e por que você deve fazer um?

Ele pode ser uma ferramenta e tanto para o exercício do autoconhecimento Você é daquelas pessoas que, quando vê...

Secretário de Saúde de Praia Grande responde entrevista exclusiva sobre desafios do combate ao coronavírus (COVID-19)

O Secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira respondeu os questionamentos da Alma PG. Tentamos disfarçar, distrair,...

2 novidades gastronômicas que você precisa conhecer em Praia Grande!

Conheça os novidades gourmet que chegaram em Praia Grande! Sempre tudo de melhor só aqui na ALMA PG.

Isso que é notícia boa! Praia Grande ganhará quadras de bocha e malha

A estrutura esportiva de Praia Grande, em breve, será reforçada. A Cidade ganhará quadras oficiais de bocha e malha. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo.

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?