Home PG News Família de Praia Grande se mobiliza e busca por doador compatível de...

Família de Praia Grande se mobiliza e busca por doador compatível de medula óssea para o jovem Murilo

A família do jovem Murilo Dias, de 12 anos, que está internado devido a sua aplasia medular (doença caracterizada pela falência da medula óssea), se mobiliza nas redes sociais para encontrar pessoas dispostas a fazerem o teste de compatibilidade de medula. Isso, porque todos os resultados dos testes que os seus familiares fizeram apontaram apenas 50% de compatibilidade – o que é inferior ao necessário: uma compatibilidade de 80% para cima.

Murilo foi diagnosticado com a doença a dois meses atrás, quando os resultados do seu exame de sangue (de rotina) mostraram severas alterações. A partir daí, exames mais específicos foram solicitados e feitos até que se encontrasse o real motivo dessas inconsistências. De acordo com os próprios médicos, o motivo da aplasia é genético, mas o jovem só acabou a desenvolvendo – de fato – nos últimos tempos. A doença, inclusive, desencadeou uma falha em uma das válvulas do seu coração, sendo assim necessária a operação.

Murilo está internado no Hemocentro Campinas, onde está recebendo o devido tratamento para aplasia medular. (Foto: Arquivo Pessoal)

O grande problema é que, para operar, Murilo precisa do transplante de medula, já que o seu sistema imunológico não apresenta mais a mesma resistência de antes e uma cirurgia poderia colocar em risco a sua vida. Por esse motivo, sua irmã, Manuela Dias, de 23 anos, logo tomou a iniciativa de sensibilizar seus amigos e conhecidos através das redes sociais.

Com o apoio do vereador Serginho Sim (PSDB), inclusive, a família do garoto conseguiu um micro-ônibus – disponibilizado pela prefeitura de Praia Grande – para levar cerca de 30 pessoas até o Hemocentro Campinas, em Campinas. O veículo partiu de Praia Grande nesse último sábado (28) e retornou no mesmo dia, após todos os voluntários realizarem seus respectivos testes de compatibilidade de medula. Os resultados sairão a partir da próxima quinta-feira (9), e as expectativas da família e dos amigos são das melhores.

“Quando acharem um doador compatível, serão feitas 10 sessões de quimioterapia a fim de destruir as células doentes. Após isso, o transplante de medula será feito e se iniciará o processo de radioterapia. Com o corpo dele voltando a produzir as plaquetas, será realizada mais uma análise para saber sobre a necessidade da cirurgia cardíaca. Cerca de três meses de internação para fazer esse tratamento.”, complementa Manuela.

Apesar de toda essa expectativa, se deve levar em consideração também a possibilidade de ainda não encontrar um doador compatível para Murilo. Nesse caso, ele continuará na fila de espera do hospital. Segundo sua irmã, a família ainda não tem a confirmação de que conseguirão mais um ônibus para levar outros voluntários ao Hemocentro Campinas.

Uma história como essa, de um guerreiro que está lutando pela sua vida, merece sim um final feliz! Por isso, confira a seguir os hospitais disponíveis para a realização de testes de compatibilidade e doação de medula óssea:

– HEMOCENTRO DE CAMPINAS

Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária.

0800 722 8432

(19) 3521-8705

(de segunda a sábado, das 7h30 às 15h)


– HOSPITAL MUNICIPAL DR. MÁRIO GATII

Av. Prefeito Faria Lima, 200, Pq. Itália – Campinas

(19) 3272-5501

(de segunda a sábado, das 7h30 às 14h)


– HOSPITAL ESTADUAL DE SUMARÉ

Av. Da Amizade, 2400, Jardim Bela Vista – Sumaré

(19) 3883-8909

(de segunda a sábado, das 7h30 às 12h)


– HEMONÚCLEO DE PIRACICABA

Av. Independência, 953, bairro Alto – Piraricaba

(19) 3422-2019

(de segunda a sábado, das 7h30 às 13h)

Família ALMA PG na torcida pela melhora do jovem Murilo!

Texto por: Peter Nardotto

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

Mais Populares

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?