Home Notícias Mercado imobiliário de Praia Grande está otimista com a retomada pós quarentena

Mercado imobiliário de Praia Grande está otimista com a retomada pós quarentena

A Alma PG conversou com duas construtoras da Cidade e clima é de confiança

A pandemia do novo coronavírus e suas consequências varrem o mundo como um verdadeiro tsunami. Todos, de alguma forma, vão ser atingidos. Na economia, de um modo geral, o estrago tende a ser de grandes proporções. As últimas previsões do mercado indicam uma queda de 4,11% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020. Setores como os de comércio e serviços, aviação, indústria de petróleo, entre outros, estão sentindo o baque de forma mais violenta. Em contrapartida, outros setores até que vão bem, como indústria de alimentos e produtos de limpeza, entretenimento online, ensino à distância e saúde, por exemplo.

No caso específico do mercado imobiliário, o clima parece estar tendendo mais para o otimismo. O Data ZAP, empresa do Grupo Zap, responsável também por marcas como Zap Imóveis e VivaReal, entrevistou 3.759 em todo o Brasil na última semana de março. 14% acreditam que vão comprar imóvel no tempo previsto ou até mesmo antes que o programado, sendo que 24% será em menos de três meses e 30% entre quatro e seis meses. A pesquisa ouviu também profissionais do setor imobiliário. Dos 1.180 entrevistados, 6 em cada 10 acreditam que os preços dos imóveis ficarão mais atrativos durante a pandemia, para que os negócios sejam mantidos ou novos se iniciem. Esse é um dos fatores que leva 38% a acreditar que o mercado voltará a aquecer ainda em 2020, e 31% em 2021.

Setor em Praia Grande

A Alma PG conversou com duas construtoras de Praia Grande para sentir como está o setor imobiliário em nossa Cidade.

Fabrício Wardine, gerente comercial da MGQ Construtora, contou que a instabilidade do momento que estamos vivendo gera insegurança para os novos investimentos, refletindo no mercado imobiliário. “A Cidade recebe muitos clientes de fora da Cidade, e por ora estamos sem essa demanda”. Wardine acredita que será necessário esperar alguns meses para o mercado voltar a aquecer, mas também disse que a MGQ está otimista com as facilidades de crédito que os bancos estão disponibilizando e na expectativa de novas demandas. “O cliente, após passar esse tempo todo em casa, pode estar insatisfeito com seu imóvel atual. Alguns podem vir a buscar imóveis com espaço para home office, por exemplo”.

O gerente comercial também citou que os canais digitais estão permitindo manter a rotina de trabalho da equipe comercial da MGQ, e que o momento atual está sendo aproveitado para focar no relacionamento com o cliente. “A procura online por imóvel se mantém ativa e agora estamos atendendo de forma presencial com horário agendado, mas ainda sentimos que a maioria dos clientes interessados está aguardando o período de quarentena para agendar a visita ao imóvel.”, concluiu.

Pablo Balboa, sócio diretor da Construtora Atlantika, também demonstra certo otimismo com o cenário pós pandemia. “Temos no momento um número menor de clientes visitando nossos imóveis, porém são pessoas com real interesse de compra. O mercado imobiliário de Praia Grande, ao meu ver, está se comportando de maneira madura. Os construtores estão buscando oferecer vantagens para seus clientes e mantendo os preços estáveis”.

O diretor da Atlantika também disse acreditar que, após o fim do período de quarentena, o mercado imobiliário retomará aos poucos sua normalidade. “Acredito que teremos muitos clientes maduros e prontos para efetuar a compra, buscando oportunidades que antes não existiam. A Atlantika está oferecendo a escritura grátis ao cliente que efetuar a compra nesse período, por exemplo”. Quanto a ajuda que os contatos online trazem neste momento, Pablo lembra que essas ferramentas já são utilizadas há tempos pela construtora, ajudando inclusive na divulgação de lançamentos e servindo até para oferecer dicas para quem está prestes a comprar seu primeiro imóvel.

Esther Zancan

1 Comentário

  1. Muito bom. Acho que valeria muito uma entrevista com Presidente do CRECISP (Conselho de Corretores de Imóveis), que além de ser o presidente do CRECISP É VICE-PRESIDENTE DO COFECI( Conselho Federal)
    E melhor, Morador e Corretor de imóveis na Cidade há mais de 44 anos.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

- PUBLICIDADE -

Mais Populares

O que é um mapa astral e por que você deve fazer um?

Ele pode ser uma ferramenta e tanto para o exercício do autoconhecimento Você é daquelas pessoas que, quando vê...

Secretário de Saúde de Praia Grande responde entrevista exclusiva sobre desafios do combate ao coronavírus (COVID-19)

O Secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira respondeu os questionamentos da Alma PG. Tentamos disfarçar, distrair,...

2 novidades gastronômicas que você precisa conhecer em Praia Grande!

Conheça os novidades gourmet que chegaram em Praia Grande! Sempre tudo de melhor só aqui na ALMA PG.

Isso que é notícia boa! Praia Grande ganhará quadras de bocha e malha

A estrutura esportiva de Praia Grande, em breve, será reforçada. A Cidade ganhará quadras oficiais de bocha e malha. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo.

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?