Home PG News Orquidário de Praia Grande se prepara para a primavera

Orquidário de Praia Grande se prepara para a primavera

Com mais de 8 mil mudas, de aproximadamente 200 espécies de orquídeas, o Orquidário de Praia Grande está se preparando para a primavera, quando costuma ficar florido e muito atrativo para os amantes de flores.

A equipe que atua no local continua acompanhando as necessidades das plantas, que devido à grande variedade, requerem cuidados específicos. E ainda que o inverno não seja o período mais propício para algumas flores, atualmente o local desponta com um colorido todo especial pelas espécies que já começaram a florir, agradando muito quem passa pelo espaço, aberto à visitação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para evitar o contágio da covid-19.

Banco de imagens Prefeitura de Praia Grande

O local é dividido em viveiro, para a exposição das espécies; e estufa, espaço climatizado para o cultivo e recuperação. O equipamento tem ainda um sistema de cisterna para a captação da chuva, que é utilizada no cultivo das plantas, uma vez que o cloro é agressivo para esse tipo de flor.

Como o espaço conta com muitas espécies diferentes, as equipes do local desenvolvem cuidados específicos para cada flor, como explicou o biólogo Maxiel dos Santos Domingues, que trabalha no orquidário. “Tem umas que gostam mais de frio, outras precisam de troncos para sobreviver. Então, todos os dias avaliamos as necessidades delas para realizar detalhes que, no dia a dia, ajudam no seu desenvolvimento”.

Neste período de queda de temperatura, antes da chegada da primavera, algumas novidades foram registradas no local, como o floreio inédito de algumas espécies: da Dendrobium Lichenastrum, a chamada mini-orquídea; da Paphiopedilum, conhecida como “orquídea sapatinho” por causa do seu formato; e da Epidendrum.

Banco de Imagens Prefeitura de Praia Grande

O subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos Sólidos, Marcelus Condé Machado, destacou as melhorias que o local passou nos últimos tempos. “No início de 2020 entregamos a ampliação do espaço, que passou de 300 para 675 m², e ainda ganhou novas espécies. Por causa da pandemia, muitos moradores e visitantes ainda não conferiram as melhorias. O espaço continua aberto à visitação, evitando aglomerações, com display de álcool em gel e com uso obrigatório de máscara”.

A visitação do Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 12h30 às 16h30. O endereço é Rua José Bonifácio esquina com a Avenida do Trabalhador, Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. A entrada do orquidário acontece exclusivamente pelo Parque da Cidade.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

Mais Populares

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?