Home PG News Praia Grande é grande mesmo? Entenda o porquê do nome!

Praia Grande é grande mesmo? Entenda o porquê do nome!

O nome da cidade que mais cresce na região carrega um valor importantíssimo na história da construção da Baixada Santista. Para compreender a sua criação, é necessário entender o contexto em que a Cidade se encontrava quando passou pelo seu processo de emancipação.

Praia Grande pertenceu à cidade de São Vicente desde os tempos das capitanias hereditárias até o ano de 1967. A emancipação política do Munícipio não aconteceu de forma repentina, afinal, havia um grande descontentamento – por parte dos moradores da região – em relação à falta de saneamento básico, escolas, hospitais, transporte, abastecimento de água e luz, e vias de acesso.

Assim, depois de uma grande insistência – gerada por um movimento criado por moradores do bairro Solemar, em 1953 – houve a realização, em 1963, de um plebiscito, onde a população teve a oportunidade fazer sua escolha através do voto.

Entretanto, devido aos seus 23,5 quilômetros de praias – uma grande extensão que serviu de inspiração para a criação de seu nome – São Vicente criou uma resistência à ideia, já que perderia uma boa parte de sua terra. Mesmo assim, o processo deu andamento e, em meio aos resultados positivos da votação, a emancipação veio a acontecer em 19 de janeiro de 1967.

A cidade de Praia Grande leva consigo um valor histórico e fundamental para a posição em que se encontra hoje. O Município detém o título de maior ciclovia à beira mar do Brasil (a praia é grande mesmo, hein!?). Agora você não sabe apenas o porquê do nome, mas a importância de sua criação também!

Nesse mês, devido ao aniversário de Praia Grande, abordaremos muitas pautas que envolvem a Cidade. Por isso, fique ligado nas matérias e acompanhe esse conteúdo que vem cheio de curiosidades e histórias interessantes!

Texto por: Peter Nardotto

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

Mais Populares

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?