A educação move o mundo! E foi sob essa perspectiva que a ONG Equipe Riso foi fundada. Com atuação em Belmonte, na Bahia, a Equipe Riso teve sua fundação em 2008, pelas mãos de Tata e Maurício. Para o sucesso do projeto, Santos foi a grande cidade escolhida para servir de ponto de apoio.
O principal objetivo da organização é contribuir para a transformação da qualidade de vida da sociedade e promover a igualdade de oportunidades através da educação e inclusão social. A ONG busca valorizar e defender a vida dos moradores da cidade baiana, complementando a educação escolar e atuando na formação cultural, além de orientar, acompanhar e formar todos os jovens em um curso superior!
E foi por esses motivos que o projeto ganhou forças e, além disso, uma websérie exclusiva! Quem está por trás de toda essa produção são os jornalistas, Vítor Leutz e Laís Cangussú. Laís, inclusive, é uma das jovens que teve todo seu curso superior garantido pela Equipe Riso!
Durante o projeto de conclusão de curso, os dois jornalistas – que estudaram juntos – escolheram trabalhar com esse tema, aproveitando a aproximação com a ONG e, principalmente, a importância dela para a sociedade.

“Como sempre tive muita vontade em ajudar e fazer o bem desde pequeno, vi uma forma de auxiliar ainda mais a ONG e poder, dessa forma, divulgar o trabalho que eles fazem. Fui gestor de mídias deles por seis meses e acabei percebendo todas as dificuldades. Com a websérie, tenho certeza que a visibilidade será ainda maior e acredito que irá chegar em empresas que realmente se importam com a educação do país.”, explicou Vítor.
Para produzir a websérie, os jornalistas se deslocaram até Belmonte e contaram a história dos jovens que abraçaram a oportunidade de mudar de vida, através do projeto. A estreia será hoje, dia 12 de abril, às 20h, no Cine Roxy 5 de Santos (Gonzaga). Será uma sessão de 55 minutos, que reunirá os três episódios produzidos. O ingresso custa R$30,00 e todo o valor arrecadado será destinado para o projeto! Dias após essa estreia, os episódios serão publicados no canal da ONG, no Youtube: https://youtube.com/channel/UCkIjryHYpxPBspYxOstnCyg.
Texto por: Peter Nardotto