Home Notícias Quarentena leva cursos de idiomas a se adaptarem à nova realidade

Quarentena leva cursos de idiomas a se adaptarem à nova realidade

A Alma PG conversou com Fabricio Fernandes, da Fisk Praia Grande, pra saber um pouco mais como o setor vem encarando o momento atual

Um dos primeiros setores a sofrer os impactos impostos pela pandemia do novo coronavírus foi o da educação. As aulas foram suspensas, tanto no ensino público quanto no particular, ainda em meados de março.  O que parecia que ia durar pouco tempo, já se prolonga por dois meses e sem data definida para a volta à normalidade. Diante dessa situação, algo que era apenas uma tendência virou praticamente a tábua de salvação: o ensino online. É ele que vem permitindo que o ano de 2020 não seja de todo desperdiçado na área da educação, aí incluso os cursos de idiomas.

Pra saber mais como tem sido essa nova realidade nos cursos de idiomas e também passar algumas dicas para quem está querendo aproveitar esse período para começar a aprender uma nova língua, a Alma PG bateu um papo com Fabricio Fernandes, diretor administrativo da Fisk Praia Grande.

Fabricio confirmou que as escolas de idiomas em geral estão migrando emergencialmente suas aulas presenciais para online, utilizando para isso as plataformas de vídeo conferência. Ele também acredita que a modalidade de ensino online deve ganhar adeptos no período pós pandemia: “Todos os alunos, de alguma forma, tiveram a oportunidade de ‘degustar’ esta modalidade de ensino, ainda que não tenham optado por isso. Uma parte desses alunos vem se adaptando bem a ela”. Mesmo assim, ele não crê que, no médio prazo, o ensino remoto venha a substituir o presencial. Perguntado se as escolas de idiomas de ensino presencial vêm sofrendo muito com a concorrência dos cursos totalmente online, o diretor respondeu que não, pois o público-alvo das propostas EAD (Ensino a Distância) é, em grande parte, distinto daquele que frequenta os cursos presenciais.

Novos alunos

E, mesmo em meio à crise, o setor até vem conquistando novos clientes. Para Fabricio, o isolamento forçado pode ser o momento para colocar em prática aquele projeto engavetado há anos de aprender um novo idioma. “É uma excelente alternativa de atividade para as pessoas ocuparem o seu tempo de forma produtiva e prazerosa e, ao mesmo tempo, mantendo suas mentes ocupadas com algo útil”, disse.

Para quem tá começando nessa empreitada de aprender uma língua nova, Fabricio deu algumas dicas. Se você não é autodidata (ele lembra que a imensa maioria não é!), é melhor fugir de programas compostos por aulas sem acompanhamento direto de um professor. “A experiência nos aponta altos índices de evasão nessa modalidade”, confidenciou.

Já para o público infantil, ele desaconselha o ensino exclusivamente a distância por períodos prolongados. Ele lembra que, nessa fase, os aspectos inter-relacionais e lúdicos são ligados aos aspectos cognitivos e são estimulados de melhor forma no convívio direto.

Aulas

O diretor também contou um pouco como estão sendo as aulas na Fisk. “Estamos apostando em um programa de aulas online ao vivo com os mesmos recursos didáticos das aulas presenciais e o acompanhamento de um professor bem treinado nesta modalidade. Desta forma, temos atingido resultados muito semelhantes ao da modalidade presencial”.

Ele também lembrou que, mesmo nas aulas presenciais, já vinha crescendo a tendência de somar à experiência de sala de aula o uso de plataformas de prática virtual. Elas servem para reforçar o conteúdo do curso e o aluno pode acessar onde e quando quiser.

Esther Zancan

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

- PUBLICIDADE -

Mais Populares

O que é um mapa astral e por que você deve fazer um?

Ele pode ser uma ferramenta e tanto para o exercício do autoconhecimento Você é daquelas pessoas que, quando vê...

Secretário de Saúde de Praia Grande responde entrevista exclusiva sobre desafios do combate ao coronavírus (COVID-19)

O Secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira respondeu os questionamentos da Alma PG. Tentamos disfarçar, distrair,...

2 novidades gastronômicas que você precisa conhecer em Praia Grande!

Conheça os novidades gourmet que chegaram em Praia Grande! Sempre tudo de melhor só aqui na ALMA PG.

Isso que é notícia boa! Praia Grande ganhará quadras de bocha e malha

A estrutura esportiva de Praia Grande, em breve, será reforçada. A Cidade ganhará quadras oficiais de bocha e malha. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo.

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?