Home Retro Alma TBT Alma: Decoupage, uma opção fácil e barata para incrementar sua renda

TBT Alma: Decoupage, uma opção fácil e barata para incrementar sua renda

Texto feito por Rafael Flumingnam, publicado na edição nº2 da Revista Alma PG, em dezembro de 2017.

Chegamos naquela época do ano na qual as pessoas se aglomeram nas lojas a fim de encontrar algo bonito, original e que caiba no bolso de quem está presenteando. E cá para nós, diante da crise que nos assombra, qualquer moeda já faz uma tremenda diferença no final do mês.

Pensando em facilitar sua vida e ainda despertar um talento que você talvez nem saiba que existe, a Alma trouxe na coluna Faça Você Mesmo de final de ano uma técnica artesanal usada há muito tempo, que pode transformar sua vida e ajudar muito sua conta bancária.

O termo decoupage é francês (découpage, derivado do verbo découper, recortar) e significa o ato de recortar dando forma. A origem da técnica é italiana e é usada de várias maneiras, podendo ser aplicada em diversos materiais.

Hoje, se usa o termo decoupage para outros significados, como na produção gráfica e editorial, por exemplo.

A vantagem da decoupage é que ela não necessita de muitos materiais, nem de grande investimento por parte do artesão e você pode aproveitar a técnica para todas as épocas do ano, inclusive usá-la como presente de Natal.

Para fazer a decupage, você vai precisar dos itens abaixo. Geralmente, todos os itens são facilmente encontrados em armarinhos, papelarias ou lojas de artesanato.

  1. Uma peça em MDF a sua escolha.
  2. Base para artesanato.
  3. Tinta PVA fosca para artesanato de 100ml.
  4. Multicolage para decoupage, também chamada de cola gel.
  5. Verniz acrílico, fosco ou brilhante.
  6. Guardanapo decorado.
  7. Pincel de cerda macia.
  8. Pincel de cerda dura.
  9. Saquinho plástico.
  10. Tesoura.
  11. Rolinho de tinta.
  12. Pano ou flanela.
  13. Vasilhame para despejo da tinta.
  14. Lixa para acabamento.

Passo a passo

Aplique a base para artesanato na peça de MDF. Caso as superfícies estejam ásperas depois de uma demão de base, use a lixa para deixá-las lisas ao toque. Depois de seca, aplique a tinta PVA da cor de sua escolha. Normalmente, usam-se duas demãos.

Depois de seca, organize as partes que irão receber a aplicação na peça. Após medir os desenhos que serão aplicados, retire a película (segunda pele) do guardanapo para aplica-lo no MDF.

“Artesanato em geral requer muita paciência e cuidado, como estamos lidando com materiais sensíveis, qualquer movimento brusco pode rasgar o guardanapo e estragar o trabalho”, afirma a multitalentos artesã Carol Binato, que é colaboradora assídua da Alma PG.

Após a decisão da disposição, aplicar a cola gel (sem exageros) em toda superfície que for receber o guardanapo. Delicadamente posicionar sobre o local e pressionar para colar.

Use o saquinho plástico para cobrir os locais que ficaram com bolhas, pressionando levemente e levando-as até as bordas para eliminar o ar.

Com a lixa, faça com que as bordas fiquem uniformes e com a tesoura corte o excesso de papel. Após a aplicação, passar em cima do guardanapo aplicando outra demão de cola gel para poder fixar bem.

Use o pincel de cerdas macias para não correr o risco de rasgar o guardanapo e coloque para secar. Após seco, passe uma demão de verniz em todo o MDF, pois ele aumenta a durabilidade da peça, que com o tempo pode amarelar.

Sua arte está pronta e você, além de ter contribuído para o aumento da sua concentração e controle do estresse, ainda pode aplicar uma margem de lucro em cima dos valores investidos e garantir uma renda extra.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

Mais Populares

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?