Home Rafa Purps Tem um robô me seguindo, e agora?

Tem um robô me seguindo, e agora?

Seguir e desseguir? Respostas em inglês? Entenda se vale a pena seguir essa tendência.

Cada vez mais a tecnologia se faz presente em nossas vidas. Antigamente o simples fato de enviar uma mensagem de texto de um lugar para outro, era motivo de êxtase, hoje se o seu celular não tira foto em estilo retrato você já está ultrapassado. De uns anos para cá desenvolveram uma estratégia no marketing digital chamada automação, onde “robôs” são criados para realizar tarefas pré-estabelecidas seguindo um script desenvolvido para cada ação.

Em uma das LIVES que fiz em meu instagram essa semana (já aproveita e me segue por lá também no @rafapurps) fui questionado a respeito desses bots e resolvi compartilhar isso aqui com vocês também. Primeiro vamos entender exatamente como isso funciona e porque está incomodando tanta gente.

Existem várias possibilidades de se automatizar uma função dentro do mundo virtual, o problema é que alguns aplicativos estão usando essa estratégia apenas para aumentar o alcance das publicações e tentar enganar o algoritmo fingindo ser uma reação “orgânica” dentro das redes sociais. Você já deve ter se deparado com isso, não é mesmo? Posta um stories com uma caixinha de pergunta e do nada recebe uma resposta em inglês falando sobre algo totalmente aleatório! Pois isso é um BOT.

Se você me perguntar se eu aprovo ou não o uso dessas automações minha resposta será: DEPENDE! Se usado com parcimônia para agilizar a qualidade do atendimento online e não para persuadir o usuário eu mais do que aprovo, agora se for para aumentar o alcance com o objetivo de forçar engajamento eu não aprovarei o uso.

Veja bem! Quando vou desenvolver uma estratégia para um cliente que vende roupas pelo Facebook, por exemplo, instalar uma mensagem de resposta automática para que o cliente se sinta prontamente atendido, ou então informar o cliente no mesmo momento que ele faz uma ação que a empresa irá entrar em contato o mais breve possível são maneiras de usar a automação de um jeito ético e apropriado.

Diferente de alguns aplicativos que VENDEM, literalmente, um número X de interações por stories por exemplo. Sabe aqueles APPs que prometem seguir e desseguir, prometem não sei quantos comentários, então, esses daí são um grande NÃO dentro das minhas estratégias e cada vez mais as redes sociais estão buscando formas de banir os usuários que optam por esses sistemas de automação.

Cabe a cada um optar por usar ou não, mas sempre vale a dica de que o que realmente faz diferença é a qualidade do conteúdo que você está produzindo e o direcionamento para o público certo.

Se este texto fez sentido para você e te ajudou de alguma forma, peço que compartilhe em suas redes sociais para que possamos produzir mais explicações e ajudar cada vez mais gente a empreender usando a internet, tá OK?

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que vou atrás de uma maneira simples de responder.

Até a próxima.

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

- PUBLICIDADE -

Mais Populares

O que é um mapa astral e por que você deve fazer um?

Ele pode ser uma ferramenta e tanto para o exercício do autoconhecimento Você é daquelas pessoas que, quando vê...

Secretário de Saúde de Praia Grande responde entrevista exclusiva sobre desafios do combate ao coronavírus (COVID-19)

O Secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira respondeu os questionamentos da Alma PG. Tentamos disfarçar, distrair,...

2 novidades gastronômicas que você precisa conhecer em Praia Grande!

Conheça os novidades gourmet que chegaram em Praia Grande! Sempre tudo de melhor só aqui na ALMA PG.

Isso que é notícia boa! Praia Grande ganhará quadras de bocha e malha

A estrutura esportiva de Praia Grande, em breve, será reforçada. A Cidade ganhará quadras oficiais de bocha e malha. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo.

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?