Home Comer e beber Uai, sô? Se não dá pra ir nas Festas Juninas, leve o...

Uai, sô? Se não dá pra ir nas Festas Juninas, leve o arraiá pra dentro de casa!

Com criatividade e imaginação, dá para se divertir de montão

“O vírus foi embora! É mentira! “

A letra da famosa quadrilha junina pode até estar mudada, mas a mensagem infelizmente é verdadeira. O novo coronavírus ainda atormenta a vida de todos nós e, não contente em já ter melado a Páscoa e o Dia das Mães, ele também vai melar as Festas Juninas.

Aquela comemoração tradicional, com quadrilha, barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras, fogueira e muuuita aglomeração a gente pode esquecer este ano. Mas, isso não significa que, usando da criatividade e imaginação, não podemos ao menos sentir o gostinho dela, mesmo que dentro de casa. Que tal fazer sua própria Festa Junina?

Começando pelo ambiente

A decoração do ambiente é uma boa oportunidade para colocar a garotada pra ajudar. Para fazer as tradicionais bandeirinhas juninas vale usar o material que tiver em mãos: papel colorido ou mesmo folhas de jornal ou revistas. Daí é só colar em um fio longo de barbante e pendurar pela casa.

Fitas coloridas e toalhas feitas de chita também vão deixar a sua casa com ar de festa do interior. Retalhos de chita e de papel colorido também podem ser usados para dar um toque de alegria em utensílios que serão usados durante a comemoração. Deixe a imaginação voar!

Ah, e quem disse que não vai ter fogueira? Como ninguém está querendo colocar fogo em nada, papel celofane é a solução. No You Tube há diversos tutoriais de como fazer a sua fogueira de mentirinha, das mais simples até as com ventilador, que reproduzem até o barulhinho característico do fogo crepitando. Agora, se a preguiça for muita, no You Tube também tem vídeos de mais de duas horas apenas com a imagem de fogueiras (https://www.youtube.com/watch?v=n73Lu0eGKhA), é só reproduzir. O que vale aqui é a intenção.

Músicas e brincadeiras

Festa que se preze tem que caprichar no som. No You Tube (mais uma vez ele!), tem muitas opções de playlists juninos. Aqui vai uma sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=6LYAXY8_cok&list=PLCwAHfhr-Gc-HzoogBfWIq5BlemBTeW7i&index=1.

Já para as típicas brincadeiras presentes em toda Festa Junina, vai depender muito do espaço que você dispõe dentro de casa. Ideias como a pescaria são uma boa opção, pois não fazem tanta bagunça. Os peixinhos podem ser feitos pela criançada, recortando em papel e pintando ou em EVA e as varinhas de pescar improvisadas (veja as dicas nesse site http://massacuca.com/pescaria/). É legal também providenciar “prêmios” para quem for bem na pescaria, como doces ou algum brinquedinho simples.

Quitutes

Chegamos na melhor parte! As delícias de uma Festa Junina deixam qualquer um maluco: curau, quentão, arroz doce, pé de moleque… Para a sua festa, a dica é elaborar um cardápio com antecedência, ver o que sua família mais gosta e providenciar as compras. Itens como pé de moleque, paçoca, maria mole, coração de abóbora podem ser comprados prontos para facilitar. Pipoca não pode faltar! Fácil de fazer, baratinha, agrada todo mundo e pode até ajudar na decoração. Já para os pratos mais elaborados, vale recorrer às receitas de família ou pedir ajuda da internet. Nesse link (https://www.tudogostoso.com.br/especial/3-festa-junina ) você encontra várias sugestões.

Live junina

E, já que a moda das lives anda bombando nessa quarentena, marca essa aí na agenda: dia 6 de junho, às 18H, o cantor Bell Marques se apresenta ao vivo em seu canal no You Tube (https://www.youtube.com/user/OficialBellMarques). Você deve estar achando estranha essa dica, já que Bell Marques é mais conhecido por ser cantor de Axé. Mas, essa live terá temática junina, já que os festejos juninos têm grande influência cultural no Nordeste do Brasil. Dia 6 é sábado, que tal marcar sua Festa Junina indoor junto com a live? #ficaadica

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

- PUBLICIDADE -

Mais Populares

O que é um mapa astral e por que você deve fazer um?

Ele pode ser uma ferramenta e tanto para o exercício do autoconhecimento Você é daquelas pessoas que, quando vê...

Secretário de Saúde de Praia Grande responde entrevista exclusiva sobre desafios do combate ao coronavírus (COVID-19)

O Secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira respondeu os questionamentos da Alma PG. Tentamos disfarçar, distrair,...

2 novidades gastronômicas que você precisa conhecer em Praia Grande!

Conheça os novidades gourmet que chegaram em Praia Grande! Sempre tudo de melhor só aqui na ALMA PG.

Isso que é notícia boa! Praia Grande ganhará quadras de bocha e malha

A estrutura esportiva de Praia Grande, em breve, será reforçada. A Cidade ganhará quadras oficiais de bocha e malha. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo.

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?