Home Notícias Você já tem candidato a vereador?

Você já tem candidato a vereador?

Mesmo sem uma definição sobre a data das eleições, já é tempo de começarmos a pensar sobre o futuro de Praia Grande

Quando 2020 começou, trazia consigo muitas expectativas. Começo de década (há controvérsias, pelo fato de muitos considerarem que elas começam nos anos terminados em 1), ano de Olimpíadas e eleições municipais. Mas daí logo veio a pandemia do novo coronavírus e virou tudo de cabeça para baixo. Os Jogos Olímpicos já foram adiados. E as eleições?

Bem, ainda não há uma definição, mas provavelmente tenhamos novidades ainda no mês de junho. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, vem defendendo em entrevistas que o adiamento, se acontecer, seja de dois meses no máximo, para que as eleições ocorram ainda este ano. Um adiamento mais longo acarretaria um prolongamento dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. Já há discussões entre o Congresso Nacional e o TSE para se chegar a um consenso.

Semana passada o TSE também informou que as convenções dos partidos, para a escolha dos candidatos, vão poder ser realizadas de forma virtual, a partir de 20 de julho.

Eleições municipais

Mesmo sem saber ainda quando vamos às urnas e quais serão de fato os candidatos, a verdade é que está mais do que na hora de começarmos a pensar sobre em quem iremos votar. Há uma ideia errada de que as eleições municipais são menos importantes que as para presidente, governadores, senadores e deputados. A maior parte das ações públicas que influem no nosso dia a dia são de competência do município. Escolher bem o prefeito e os vereadores significa uma melhor qualidade de vida para todos.

Com uma campanha bem mais próxima, as eleições municipais também merecem atenção sobre certos aspectos. Muitas vezes conhecemos os candidatos pessoalmente. Isso por um lado é bom, pois facilita, caso ele seja eleito, a fiscalização e cobrança de promessas de campanha. Por outro lado, favorece a prática de troca de favores e até a compra de votos. É preciso muita atenção para não acabar caindo em “arapucas”.

Vereadores

Mas, afinal, o que faz um vereador? Bem, segundo o próprio TSE, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Cabe a ele ouvir a vontade do povo e propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal. É papel do vereador também fiscalizar se o prefeito e os secretários estão colocando as determinações em prática. Ao eleitor, cabe o papel de fiscalizar se o vereador está cumprindo seus deveres de maneira adequada.

Para fazer uma boa escolha na hora de votar, tanto para prefeito quanto para vereador, algumas dicas ajudam bastante. A internet e o Google podem ser de grande ajuda neste momento, pois pesquisar o histórico pessoal e político dos candidatos é fundamental. Se você pesquisa até quando vai comprar uma roupa ou um eletrodoméstico, por que não pesquisar sobre alguém que vai afetar sua vida diretamente nos próximos quatro anos?

É preciso conhecer também as propostas do candidato a fundo. Prestar atenção se o que ele promete é viável, como serão realizadas e colocadas em prática e de onde vai vir a verba necessária é muito importante.

Conhecer o partido ou coligação do candidato é outra atitude básica. Não adianta nada você simpatizar com a pessoa, mas virar o nariz para a legenda da qual ela pertence. É preciso uma afinidade de ideias aqui. É necessário também conferir se o partido tem um bom histórico.

Agora, abrimos o nosso espaço para o debate: você já escolheu seu candidato a vereador? Quais questões de nossa Cidade acha que merecem atenção dos futuros vereadores e prefeito? Participe!

1 Comentário

  1. Bom dia!
    Muito interessante o raciocínio.
    Seria muito bom, que os brasileiros, de fatos, adotassem tais preocupações em suas rotinas e expectativas de melhorias de qualidade de vida, voltando-as para os eleitos e futuros pretendentes à cargos eletivos.
    A democracia é nosso direito de agir, e a eleição nossa ferramenta coletiva de mudança.
    Podemos melhorar nosso futuro, mas como diz Ester, antes precisamos tomar conhecimento dos que aí estão.

    Forte abraço, espero ver mais textos deste tipo por aqui!

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Como gostaria de ser chamado?

- PUBLICIDADE -

Mais Populares

O que é um mapa astral e por que você deve fazer um?

Ele pode ser uma ferramenta e tanto para o exercício do autoconhecimento Você é daquelas pessoas que, quando vê...

Secretário de Saúde de Praia Grande responde entrevista exclusiva sobre desafios do combate ao coronavírus (COVID-19)

O Secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira respondeu os questionamentos da Alma PG. Tentamos disfarçar, distrair,...

2 novidades gastronômicas que você precisa conhecer em Praia Grande!

Conheça os novidades gourmet que chegaram em Praia Grande! Sempre tudo de melhor só aqui na ALMA PG.

Isso que é notícia boa! Praia Grande ganhará quadras de bocha e malha

A estrutura esportiva de Praia Grande, em breve, será reforçada. A Cidade ganhará quadras oficiais de bocha e malha. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo.

Artigos Comentados

Henrique Vieira Rodrigues da Silva on O futuro do transporte público de Praia Grande
Esther Zancan on Quanto vale seu tempo?
Rafa Purps on Quanto vale seu tempo?
Carlos Alberto Rios Fernandes on Com quantos seguidores se faz um influenciador?